Economia
10/07/2025
O Banco do Nordeste tornou público o lançamento do Edital Fundo Sustentabilidade 01/2025 – Recuperação Ambiental e Uso Sustentável do Bioma Caatinga, no valor de R$ 15 milhões.
O BNB convidou as instituições públicas e privadas sem fins lucrativos da área básica de atuação do Banco (Estados da Região Nordeste e os municípios do Norte do Espírito Santo e do Norte de Minas Gerais) para participarem da chamada pública, mediante a apresentação de projetos a serem executados, exclusivamente no semiárido brasileiro e dedicados, cumulativamente aos temas: Recuperação Ambiental da Caatinga e Uso Sustentável da Caatinga.
Segundo o banco, o objetivo do Edital é fomentar ações voltadas ao desenvolvimento socioambiental do bioma Caatinga, com vistas à sua recuperação, preservação e uso sustentável.
Os projetos devem contemplar, cumulativamente, aos temas: Recuperação Ambiental da Caatinga, envolvendo ações para a restauração do bioma, para evitar o desmatamento, a desertificação e a perda da biodiversidade, bem como o Uso Sustentável da Caatinga, objetivando equilibrar conservação ambiental com o desenvolvimento sustentável de atividades econômicas para geração de ocupação e renda.
O prazo de execução do projeto deverá ter duração de 24 (vinte e quatro) a 36 (trinta e seis) meses, a contar da data de formalização do instrumento de convênio entre o Banco do Nordeste e as instituições selecionadas.
O cadastramento e envio de propostas vêm sendo realizados no Sistema ConvêniosWeb desde o dia 4 de julho, e seguem até 25 de agosto.
O BNB ressalta que as entidades, seus representantes e coordenadores dos projetos devem estar previamente habilitados nesse sistema, conforme os prazos definidos pelo edital.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas