Brasil
29/07/2025
O Brasil voltou a ficar fora do mapa da fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), segundo relatório divulgado durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4), na Etiópia.
O país está abaixo do limite de 2,5% da população em situação de subalimentação grave, marca que o tira da lista internacional de insegurança alimentar crônica.
Os dados são do estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), que considera médias trienais.
O Brasil já havia deixado o mapa em 2014, mas retornou no triênio 2018/2020.
Agora, com os números de 2022 a 2024, volta a ficar de fora.
Para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, “a conquista foi alcançada em apenas dois anos”.
Segundo a nota oficial, essa melhora é atribuída a ações que priorizaram a redução da pobreza, emprego, agricultura familiar e acesso à alimentação saudável.
O principal indicador do relatório é a Prevalência de Subnutrição (PoU, na sigla em inglês), que leva em conta a quantidade de alimentos disponíveis, o consumo por faixa de renda e a necessidade média de calorias por pessoa.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas