Canadá lidera importações de ouro potiguar em agosto, aponta SEDEC

Example news
Divulgação
Produção tem origem em Currais Novos, no Seridó, onde a Aura Minerals iniciou a operação do Projeto Borborema.

Economia

10/09/2025

O Canadá foi o principal destino das exportações de mineração do Rio Grande do Norte em agosto de 2025, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). O estado enviou US$ 4,1 milhões ao país, sendo 92,7% desse valor oriundo do ouro em formato de bulhão dourado.

A produção tem origem em Currais Novos, na região do Seridó, onde a Aura Minerals iniciou a operação do Projeto Borborema. A mineradora canadense destacou que a mina é a quinta em funcionamento em seu portfólio e o segundo projeto greenfield da companhia.

O desempenho ganha relevância diante do tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros em 2025, que restringiu a competitividade em um dos principais mercados tradicionais. Nesse cenário, o Canadá surge como parceiro estratégico para absorver parte da produção potiguar e impulsionar a diversificação da pauta exportadora.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas