Eleições
10/02/2026
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, se reúne hoje (10) com presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para apresentar uma carta de recomendação sobre a conduta de juízes eleitorais.
O encontro ocorre a portas fechadas, e trata também das eleições deste ano.
A proposta foi anunciada na semana passada e causou incômodo interno no TSE, com ministros relatando surpresa e falta de debate prévio.
Embora haja consenso sobre a necessidade de regras mais rigorosas, parte da corte avalia que o texto foi apresentado de forma unilateral.
Segundo Cármen, o objetivo é reforçar parâmetros alinhados aos valores constitucionais diante de “questionamentos mundiais e nacionais” sobre as instituições democráticas.
A ministra defende que magistrados sejam “intransigentes” contra desvios éticos e a carta lista pontos como publicidade de agendas, moderação em manifestações públicas e vedação de preferência política.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas