Economia
29/07/2025
Com a inflação dos alimentos pesando no bolso, os brasileiros estão mudando hábitos na hora de fazer compras no supermercado, o que impacta diretamente a cesta básica, a saúde e até as indulgências.
A transformação foi revelada pelo estudo inédito “Ouro na Prateleira”, realizado pela REDS Research, empresa do grupo HSR, o maior grupo de pesquisa da América Latina.
Conduzido entre os meses de maio e junho de 2025, o levantamento ouviu mais 2 mil pessoas em todas as regiões do país para entender como os consumidores estão reagindo à alta nos preços de alimentos e bebidas.
A pesquisa revelou que 84% dos brasileiros perceberam aumentos significativos nos preços dos alimentos, e 65% afirmam que essa alta impactou diretamente sua alimentação diária percentual que sobe para 81% entre as classes mais baixas (D/E).
Embora 93% considerem a carne um alimento importante, o produto aparece apenas na quarta posição entre os itens mais consumidos durante o período da pesquisa.
O destaque vai para o ovo, que assumiu o protagonismo como principal fonte de proteína. Arroz e feijão seguem firmes como a base da alimentação brasileira, enquanto o café lidera entre as bebidas mais essenciais, mesmo percebido como um dos produtos com maior alta de preço.
Segundo a pesquisa, a população cortou em média sete alimentos do dia a dia, priorizando o básico.
A mudança de comportamento afetou também o local de compra visto que 53% dos entrevistados passaram a comprar em atacarejos, enquanto 70% aderiram a marcas próprias ou genéricas.
Além disso, 64% reduziram gastos com lazer, roupas e restaurantes, e 40% buscaram uma renda extra para lidar com o aumento de custos.
TOP 10 alimentos considerados essenciais pelos brasileiros:
TOP 10 alimentos mais consumidos atualmente:
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas