Economia
16/07/2025
O secretário estadual da fazenda, Carlos Eduardo Xavier, informou hoje (16) que o Estado do Rio Grande do Norte encaminhará uma carta ao governo federal expondo as preocupações da classe empresarial potiguar com o tarifaço de 50% estabelecido pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
“Não será uma carta do governo. Será uma carta de todos que fazem o Rio Grande do Norte, da indústria e dos empresários que exportam para os Estados Unidos”, disse Cadu Xavier em entrevista no Jornal da Mix.
Ontem, a equipe econômica do governo Fátima Bezerra (Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Agricultura) se reuniu com representantes do setor empresarial para discutir a crise na economia brasileira.
“Houve sintonia de pensamento. O grande apelo é pela abertura de negociações. Há uma expectativa de, no mínimo, uma postergação da aplicação das tarifas previstas para 1º de agosto”, disse o secretário.
Amanhã (17), às 11h, o grupo volta a se reunir na Governadoria para finalizar a carta do RN. “Vamos encaminhar ao governo federal um apelo para que haja diálogo com firmeza, mas com muita diplomacia”, adiantou Cadu Xavier.
O secretário da Fazenda informou que os setores mais afetados na economia potiguar são pescados (75%), sal (75%) e caramelos (100%), de acordo com números atualizados.
Cadu Xavier falou em clima de angústia no meio empresarial.
“Não é só uma angústia dos empresários, mas também das pessoas que trabalham nessas empresas. Se houver redução na produção, redução na atividade industrial, haverá desemprego”, disse o secretário.
A estimativa do governo e dos empresários é que 21 mil empregos estão ameaçados no Rio Grande do Norte.
Confira o vídeo da entrevista de Cadu Xavier no Jornal da Mix:
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas