Economia
08/09/2025
Para reduzir os impactos da seca na pecuária, o Governo do Rio Grande do Norte intensificou a venda de feno subsidiado a agricultores familiares produtores de leite. A ação, executada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE) por meio da Emparn, já atendeu 954 criadores somente este ano.
De janeiro a agosto, foram produzidos cerca de 13 mil fardos de feno, com 9.540 já entregues em 14 municípios das regionais de Santa Cruz, Caicó, Assu e Currais Novos. O insumo é vendido a R$ 14,00 em compra direta ou a R$ 12,00 via associações.
O programa prioriza produtores cadastrados na Emater que fornecem para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) e para o Programa Leite Potiguar. Havendo excedente, o feno também pode ser adquirido por outros criadores da região.
Segundo a Emparn, a medida garante a manutenção dos rebanhos e a continuidade da produção de leite, além de fortalecer a subsistência dos agricultores familiares e a economia local.
Este ano, já foram beneficiados produtores de municípios como Santa Cruz, Japi, Caicó, Jardim do Seridó, Campo Grande, Cruzeta, Acari e outros.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas