Cidades
23/07/2025
Parnamirim foi contemplada com o envio de 10 "combos UBS" do Ministério da Saúde. As propostas elaboradas e enviadas para o governo federal foram todas feitas pela atual gestão municipal, que cadastrou os projetos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento Seleções 2025 (PAC Seleções).
O anúncio dos contemplados foi feito na última semana. A Prefeitura de Parnamirim aguarda agora a sequência dos trâmites burocráticos exigidos pelo Ministério para garantir a chegada dos materiais o quanto antes.
A chegada dos 10 combos representa um investimento de R$ 1,5 milhão.
O "combo UBS" do Ministério da Saúde compreende um conjunto de equipamentos e mobiliários essenciais para a modernização e funcionamento adequado das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ele inclui itens como: Câmara fria exclusiva para vacinas; Retinógrafo portátil; Espirômetro digital; Dermatoscópio; Eletrocardiógrafo; Eletrocautério (bisturi elétrico); Desfibrilador externo automático; Doppler Vascular; Laser para fisioterapia; Ultrassom para fisioterapia; Balança portátil até 200kg; TENS e FENS: Indicado para tratamento por eletroestimulação e eletroanalgesia; Dinamômetro; Cadeira de rodas; Fotóforo; Tábua de propriocepção.
A prefeita Nilda Cruz parabenizou a equipe técnica da secretaria municipal de Saúde pela elaboração das propostas e celebrou a conquista:
"A chegada desses equipamentos representa um ganho significativo para a atenção primária da nossa rede. Vamos reforçar, melhorar e qualificar ainda mais o atendimento. Estamos muito felizes e agora é vencer a burocracia para que esses equipamentos cheguem logo e possam ser utilizados. É importante destacar também a habilidade e a competência da nossa equipe técnica pela aprovação das propostas. Pelo edital, uma cidade do porte de Parnamirim teria direito a receber até 11 combos e nós conseguimos 10. Um feito e tanto", falou a prefeita.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas