Economia
30/07/2025
Os governadores do Consórcio Nordeste vão se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília para tratar do tarifaço anunciado pelos Estados Unidos.
A medida norte-americana impõe uma taxação de 50% sobre as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto e ameaça diretamente setores como fruticultura, apicultura, têxtil e indústria automotiva da região.
A articulação dos governadores inclui reuniões com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEXBrasil) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O objetivo é proteger a economia e os empregos nordestinos.
“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas”, disse o presidente do consórcio, Rafael Fonteles, governador do Piauí.
Na terça (5), os chefes de estado participarão do Conselhão, onde Lula discutirá os efeitos das tarifas.
Na tarde do mesmo dia, ocorre a Assembleia Geral do Consórcio.
Já na quarta (6), está prevista reunião com Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra Gleisi Hoffmann no Palácio do Planalto.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas