Brasil
29/07/2025
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo pretende acabar com a exigência de aulas em autoescolas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em entrevista à GloboNews, ele afirmou que o preço atual, entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, tem levado cerca de 20 milhões de pessoas a dirigir sem habilitação no Brasil.
Segundo Renan, a proposta quer baratear e facilitar o acesso à CNH, sem abrir mão da qualificação.
“Se as pessoas dirigem sem curso algum, a gente está propondo garantir cursos para que as pessoas melhorem”, disse.
Os cursos continuariam disponíveis, com instrutores autorizados e supervisão da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e dos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito).
O ministro também criticou as “máfias das autoescolas” e defendeu que a mudança pode ser feita por regulamentação, sem necessidade de projeto no Congresso.
Ele ainda apontou que a medida pode ajudar a gerar empregos e combater desigualdades, já que muitas mulheres deixam de tirar carteira por falta de recursos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas