Economia
08/09/2025
O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) divulgou balanço dos primeiros quatro meses da atual gestão, marcados por mais de 16 mil verificações e aumento de 50% nas fiscalizações entre maio e agosto. Foram checados instrumentos como bombas de combustíveis, balanças, taxímetros e radares.
Entre as ações operacionais, houve reativação de veículos, conserto de equipamentos, a Operação Medida Certa em postos e supermercados e a mudança do atendimento de taxímetros para a Central do Cidadão da zona Oeste.
Na parte administrativa, a gestão pagou débitos antigos, regulamentou verba indenizatória, encaminhou à Assembleia o projeto Balança Segura RN e legalizou terreno para a sede de Mossoró.
Também em agosto, o instituto realizou a Operação Eficiência Energética, fiscalizando 622 produtos em Natal e São Gonçalo do Amarante. Dez televisores foram encontrados sem a etiqueta obrigatória de consumo de energia.
O diretor-geral, Itamar Ciríaco, destacou a retomada da capacidade do órgão: “Trabalhamos para fortalecer o IPEM/RN e garantir mais segurança ao consumidor potiguar”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas