Economia
11/07/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (10) um decreto que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros compactos, econômicos e movidos a energia limpa.
Para isso, o veículo precisa emitir menos de 83g de CO₂ por km, ter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil e se encaixar na categoria de carro compacto.
A medida faz parte do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) e cria a categoria de Carro Sustentável.
“O decreto estimula a cadeia automotiva a ser cada vez mais inovadora e sustentável, ao mesmo tempo em que gera empregos e facilita o acesso da população a carros novos, menos poluentes, mais seguros e mais econômicos”, afirmou o ministro Geraldo Alckmin.
O texto também cria um novo modelo de cálculo do IPI para os demais veículos, com bônus para os mais eficientes e penalizações para os mais poluentes.
Com validade até dezembro de 2026 e sem impacto fiscal, o decreto já movimenta o setor.
As montadoras devem solicitar credenciamento ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e os modelos aprovados terão o desconto liberado.
A expectativa é que 60% dos carros vendidos em 2024 sejam beneficiados com a redução do IPI.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas