Economia
29/07/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem (28) o plano de contingência elaborado por quatro ministérios para proteger empresas brasileiras da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a certos produtos nacionais.
A medida americana deve entrar em vigor na sexta-feira (1º), e, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo ainda aguarda um posicionamento oficial de Washington antes de tomar qualquer decisão.
O plano foi construído pelos Ministérios da Fazenda; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; das Relações Exteriores; e pela Casa Civil.
“Os cenários possíveis já são de conhecimento do presidente. Ainda não tomamos nenhuma decisão”, disse Haddad, que não detalhou o conteúdo do documento.
Ele reforçou que a preferência do governo é por uma saída negociada, mesmo com o prazo apertado.
O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou que as conversas com os Estados Unidos estão ocorrendo “com reserva”.
Haddad completou: “O foco, por determinação do presidente, é negociar, tentar evitar medidas unilaterais. Mas vamos continuar abertos ao diálogo, aconteça o que acontecer”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas