Saúde
01/08/2025
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou três casos da linhagem XFG da variante Ômicron da Covid-19 em Natal.
Essa é a primeira vez que a nova cepa é identificada no estado, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (LACEN).
A linhagem já foi registrada em pelo menos 38 países e em estados como Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se de uma “variante sob monitoramento”, com mutações no genoma, mas sem indícios de casos mais graves ou de resistência a vacinas e antivirais.
A Sesap orienta que pessoas com sintomas gripais mantenham a etiqueta respiratória, reforcem a higiene das mãos e procurem atendimento médico.
Profissionais da saúde devem notificar e coletar amostras dos casos, inclusive leves, para que, como aponta a nota da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, seja possível “monitorar a situação epidemiológica, para a tomada de decisões oportunas por parte dos gestores”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas