Política
30/07/2025
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão hoje (30) contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, a deputada federal Helena da Asatur (MDB) e o empresário Renildo Lima.
A ação, batizada de Operação Caixa Preta, investiga suspeitas de compra de votos nas eleições municipais de 2024, em Roraima.
Além das buscas, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 10 milhões dos envolvidos.
Agentes estiveram na casa de Xaud, em Boa Vista, e na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Outros sete mandados também foram cumpridos.
A investigação começou em setembro de 2024, quando Renildo Lima foi preso com R$ 500 mil durante o período eleitoral, parte do dinheiro, segundo a PF, estava escondida na cueca.
Samir Xaud e Helena da Asatur são aliados políticos no MDB.
Médico e estreante na gestão esportiva, Xaud virou presidente da CBF em maio, aos 41 anos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas