Serquiz faz apelo por cautela e equilíbrio nas negociações sobre tarifaço dos EUA

Example news
Blog do Diógenes
Roberto Serquiz, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, em entrevista ao Jornal da Mix.

Economia

14/07/2025

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, fez um apelo hoje (14) por cautela e busca de equilíbrio nas negociações com os Estados Unidos após o tarifaço de 50% imposto ao Brasil pelo presidente Donald Trump.

“Nós estamos colocando em risco vidas, empregos e toda uma relação de 200 anos com a maior economia do mundo. Estamos falando de um país que investe muito no Brasil, e que é o 2º maior importador dos produtos brasileiros”, disse Serquiz em entrevista ao Jornal da Mix.

O presidente da FIERN informou que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) convocou todos os dirigentes de federações para um reunião nesta segunda-feira, às 17 horas, para avaliação dos cenários em cada estado e alinhamento de propostas que devem ser encaminhadas às autoridades envolvidas no assunto.

“O presidente da CNI, Ricardo Alban, vem buscando o diálogo com o governo federal e também com instituições similares às nossas no país norte-americano”, disse Serquiz.

“Nós defendemos que o diálogo seja técnico para que possamos sair dos riscos e incertezas que estamos vivendo no momento”, falou.

Roberto Serquiz também falou que os setores mais afetados no RN são petróleo, pescados, sal, fruticultura, mineração e produção de doces e caramelos.

Segundo ele, o Rio Grande do Norte registrou este ano US$ 67,1 milhões de exportação para os Estados Unidos, uma alta de 120% em comparação com o mesmo período de 2024.  São levantados pelo Observatório da Indústria Mais RN.

Se as tarifas americanas não forem revertidas até agosto, as medidas podem prejudicar negócios da ordem de US$ 47 milhões no segundo semestre.

Roberto Serquiz citou que o setor mais afetado nas exportações potiguares é o de pescados: “100% do nosso pescado é exportado para os Estados Unidos. Estamos falando de atum e peixes costeiros, como o sirigado e a cioba”, exemplificou o empresário.

Confira o áudio da entrevista de Roberto Serquiz ao Jornal da Mix:

DD.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas