Economia
14/07/2025
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, fez um apelo hoje (14) por cautela e busca de equilíbrio nas negociações com os Estados Unidos após o tarifaço de 50% imposto ao Brasil pelo presidente Donald Trump.
“Nós estamos colocando em risco vidas, empregos e toda uma relação de 200 anos com a maior economia do mundo. Estamos falando de um país que investe muito no Brasil, e que é o 2º maior importador dos produtos brasileiros”, disse Serquiz em entrevista ao Jornal da Mix.
O presidente da FIERN informou que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) convocou todos os dirigentes de federações para um reunião nesta segunda-feira, às 17 horas, para avaliação dos cenários em cada estado e alinhamento de propostas que devem ser encaminhadas às autoridades envolvidas no assunto.
“O presidente da CNI, Ricardo Alban, vem buscando o diálogo com o governo federal e também com instituições similares às nossas no país norte-americano”, disse Serquiz.
“Nós defendemos que o diálogo seja técnico para que possamos sair dos riscos e incertezas que estamos vivendo no momento”, falou.
Roberto Serquiz também falou que os setores mais afetados no RN são petróleo, pescados, sal, fruticultura, mineração e produção de doces e caramelos.
Segundo ele, o Rio Grande do Norte registrou este ano US$ 67,1 milhões de exportação para os Estados Unidos, uma alta de 120% em comparação com o mesmo período de 2024. São levantados pelo Observatório da Indústria Mais RN.
Se as tarifas americanas não forem revertidas até agosto, as medidas podem prejudicar negócios da ordem de US$ 47 milhões no segundo semestre.
Roberto Serquiz citou que o setor mais afetado nas exportações potiguares é o de pescados: “100% do nosso pescado é exportado para os Estados Unidos. Estamos falando de atum e peixes costeiros, como o sirigado e a cioba”, exemplificou o empresário.
Confira o áudio da entrevista de Roberto Serquiz ao Jornal da Mix:
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas