Servidores da Fundase iniciam greve por tempo indeterminado no RN

Example news
Divulgação/Sinai-RN
Mobilizações iniciaram quarta-feira e novos atos estão programados para hoje em Natal e no interior.

Cidades

18/09/2025

Os servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase) iniciaram na quarta-feira (17) uma greve por tempo indeterminado. O movimento é organizado pelo Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai-RN) e começou com atos públicos em Natal e em municípios do interior do estado.

Na capital, trabalhadores se concentraram em frente à sede da Fundase, no Centro Administrativo. Eles denunciaram acúmulo de funções, já que precisam limpar os espaços após a dispensa de terceirizados, falta de estrutura nos alojamentos, que obriga servidores a dormirem no chão, e má qualidade da alimentação fornecida.

O movimento também discutiu os impactos da Reforma Administrativa, em tramitação no Congresso Nacional, que, segundo a categoria, trará prejuízos aos servidores e usuários dos serviços públicos.

Apesar da paralisação, o sindicato informou que 30% do efetivo segue em atividade, conforme prevê a legislação. Novos atos estão programados para hoje (18), em Natal e no interior, a partir das 8h.

Principais reivindicações dos servidores da Fundase

  • Falta de resposta do governo às demandas apresentadas;

  • Não implementação do auxílio-fardamento previsto para 2025;

  • Ausência de discussão sobre auxílio-alimentação;

  • Condições precárias de trabalho em prédios da Fundase;

  • Qualidade da alimentação servida;

  • Falta de diálogo sobre alterações nas Portarias nº 157/2025 e nº 158/2025.

Segundo o Sinai, a greve é resultado de problemas acumulados ao longo dos anos e só deve ser encerrada após negociação efetiva com o governo.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas