Mundo
20/02/2026
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que foi ilegal o aumento de tarifas sobre produtos importados decretado pelo presidente Donald Trump.
A decisão restringe o poder do chefe do Executivo de impor taxas sem autorização do Congresso.
O julgamento analisou recurso do Departamento de Justiça contra decisão anterior que apontou excesso de autoridade ao aplicar tarifas com base em lei de 1977 voltada a emergências nacionais.
A Corte concluiu que a maior parte das taxas globais não tem respaldo legal, o que pode atingir medidas comerciais contra o Brasil e envolver trilhões de dólares na próxima década.
A ação começou em 2025, após empresas e 12 estados questionarem o chamado “tarifaço”.
Segundo a agência Reuters, ministros discutiram o poder “inerente” do presidente nas relações exteriores; a Corte tem maioria conservadora, com seis dos nove integrantes.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas