Economia
04/08/2025
O setor de pesca do Rio Grande do Norte está em alerta após o governo dos Estados Unidos manter o tarifário extra sobre produtos como o atum, principal item exportado pelo Estado.
Segundo Arimar França Filho, diretor do Sindicato da Indústria da Pesca (Sindipesca) e dono da Produmar, cerca de 90% do atum destinado à culinária japonesa sai do RN direto para os EUA.
“A maioria das empresas não mandou os barcos para o mar. Algumas testaram com um ou outro, mas 80% da frota está parada”, disse em entrevista no Jornal da Mix.
O impacto é direto em 17 empresas associadas ao sindicato e mais de 1.500 empregos ligados à pesca industrial.
“A incerteza é o pior. Não saber o que vai acontecer amanhã desmotiva a tripulação e trava o planejamento das empresas”, afirmou Arimar.
Produtos com documentos emitidos até esta quarta-feira ainda conseguem sair, mas os estoques já foram exportados e o problema agora é o que vem pela frente.
Com a Europa fechada desde 2018 e a Ásia absorvendo apenas produto congelado, o mercado interno pode ser o plano B para escoar parte da produção pesqueira.
Mas o desafio será competir com um preço mais baixo e cobrir os altos custos da pesca.
O setor tenta negociar incentivos com o governo estadual e aguarda medidas como a equiparação da alíquota de ICMS com o Ceará.
“Quem se organizou pode segurar um pouco. Mas quem não se preparou, vai ter muita dificuldade”, alertou.
Arimar Filho acredita numa solução econômica até dezembro. Ele se mantém confiante.
Confira a entrevista de Arimar França Filho no Jornal da Mix:
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas