Justiça
20/02/2026
A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) propôs o arquivamento do pedido de investigação sobre a presença de autoridades federais em festas promovidas pelo banqueiro Daniel Vorcaro, em Trancoso (BA).
A representação foi apresentada pelo Ministério Público de Contas (MPC).
O procurador Lucas Rocha Furtado solicitou que o TCU identificasse os participantes e apurasse se houve apoio de órgãos federais no custeio dos eventos.
Também pediu medida cautelar para iniciar a coleta de documentos e depoimentos.
Em parecer, a AudBancos (Unidade de Auditoria Especializada em Bancos Públicos e Reguladores Financeiros) afirmou que a representação "não trouxe evidências para as supostas irregularidades" e que "não trata de matéria de competência do TCU", sem indícios de uso de "recursos públicos federais nas circunstâncias narradas".
O caso será analisado na terça-feira (24) pela Segunda Câmara, sob relatoria do ministro Jorge Oliveira, com tendência de arquivamento.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas