Turismo do RN cai 2,7% em julho e tem pior resultado do Nordeste

Example news
ASSECOM/RN
Apesar da retração, a receita nominal do turismo potiguar cresceu 1,6% no ano, mesmo percentual da Bahia.

Economia

12/09/2025

O índice de volume de atividades turísticas do Rio Grande do Norte recuou 2,7% em julho frente a junho, marcando o quarto mês seguido de queda em 2025. O estado teve o pior resultado do Nordeste e o quarto pior do País, atrás apenas de Amazonas (-5,9%), Pará (-3,3%) e Goiás (-2,9%), segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje (12).

Apesar da retração, a receita nominal do turismo potiguar cresceu 1,6% no ano, mesmo percentual da Bahia, ambos os menores entre os cinco estados nordestinos pesquisados. No acumulado de janeiro a julho, o setor registra alta de 5,4% em volume e de 13,2% em receita; já em 12 meses, os índices são de 7,4% e 14%, respectivamente.

No cenário nacional, o turismo caiu 0,7% em julho, acumulando perda de 2,3% em três meses de queda. Entre os 17 locais pesquisados, 10 acompanharam a retração, com destaques negativos para Rio de Janeiro (-2,5%), Bahia (-2,1%) e Amazonas (-5,9%). Em contrapartida, São Paulo (0,6%), Paraná (2%) e Minas Gerais (1,1%) tiveram crescimento.

O setor de serviços no RN também apresentou resultado negativo em julho: volume caiu 1,6% e receita 2,5%, após dois meses de alta, colocando o estado na quarta pior posição do País. Na comparação anual, o volume de serviços recuou 4,3%, enquanto a receita cresceu 0,4%. No acumulado de 2025, os serviços ainda registram crescimento de 4,7% em volume e 10,1% em receita.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas