Análise da notícia: Brisa Bracchi está na moita para evitar a cassação do mandato

Example news
Reprodução/Redes Sociais
Cassação de Brisa Bracchi alimenta o antipetismo e coloca lenha na fogueira da oposição a Fátima Bezerra em ano pré-eleitoral.

Política

17/09/2025

Sempre vocal, a vereadora Brisa Bracchi (PT) está literalmente na moita. Aconselhada por políticos experientes, ela decidiu mergulhar e focar na sua defesa. Afinal, ela enfrenta um processo de cassação na Câmara Municipal de Natal.

Brisa foi acusada de usar emendas parlamentares destinadas à cultura para festejar a prisão de Jair Bolsonaro, evento com forte motivação político-partidária. 

A vereadora petista também foi denunciada por utilizar a verba pública para se autopromover.

À comissão especial que analisa o pedido de cassação do mandato, ela argumentou que não houve promoção pessoal nem desvio de finalidade. 

Há controvérsias sobre as alegações de quem acusa e de quem se defende.

De acordo com registros de conhecimento público, os atos irregulares atribuídos a Brisa não diferem dos que foram praticados por outros parlamentares em situações similares.

Se há irregularidade na aplicação da verba pública, punam-se os responsáveis. A regra é para todos.

Na minha opinião, Brisa Bracchi virou alvo dos colegas porque representa um dos lados da polarização que tomou conta da política brasileira. De um lado petistas, do outro, bolsonaristas.

A cassação dela alimenta o antipetismo e coloca lenha na fogueira da oposição a Fátima Bezerra em ano pré-eleitoral. Cassar Brisa será o mesmo que “cassar” Fátima, derrotar a governadora e seus liderados no PT.
 
Brisa será cassada? Acho pouco provável. 

A preço de hoje, não há votos para cassar a petista, mas ela corre riscos. São necessários pelo menos 20 votos favoráveis à cassação no plenário da Casa.  
 
Há quem diga que 15 votos estão garantidos, mas também há quem diga que a governadora já acionou deputados aliados com forte influência na CMN para salvar Brisa da guilhotina. 

Se alguém viajar, marcar cirurgias ou consultas médicas para o dia da votação, não se surpreenda, caro leitor.

Confira o vídeo da Análise da Notícia:

DD.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas