Plano Brasil Soberano deixa pescado potiguar de fora da lista inicial de compras públicas

Example news
Elza Fiúza/Agência Brasil
O programa de incentivo às exportações do governo do RN deve começar em outubro, com meta inicial de atender 100 empresas.

Economia

02/09/2025

O pescado do Rio Grande do Norte, um dos carros-chefes da pauta exportadora potiguar, ficou de fora da lista inicial de alimentos que poderão ser adquiridos por União, estados e municípios dentro do Plano Brasil Soberano.

A portaria federal incluiu itens como açaí, água de coco, castanhas, mel, manga e uva, mas deixou de lado espécies locais como atum, ariocó e guaiúba.

Em entrevista TN, o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (Sindipesca), Arimar França, disse que a medida prejudica os produtores. “Esses produtos [listados na portaria] o Rio Grande do Norte não produz. Nem corvina, nem pargo, nem tilápia. A gente produz o atum e outros peixes costeiros... e esses não entraram”, afirmou.

Segundo ele, metade da mão de obra do setor — entre 1,2 mil e 1,5 mil trabalhadores — está em férias desde o tarifaço imposto pelos Estados Unidos em agosto.

O governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), informou que avalia formas de incluir o pescado na merenda escolar e estuda novos mercados para reduzir a dependência do mercado norte-americano. A aposta é em negociações com países da Ásia, Europa e China, além de tentar retomar exportações para a União Europeia. O programa de incentivo às exportações do RN deve começar em outubro, com meta inicial de atender 100 empresas.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas