Segurança Pública
16/09/2025
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu hoje (16) um homem de 26 anos, em Extremoz, na Grande Natal, durante a terceira fase da “Operação Medici Umbra – A Fonte”, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A investigação aponta que ele integrava uma rede criminosa responsável por acessar mais de 239 milhões de chaves Pix e dados sigilosos de órgãos públicos e de trânsito em todo o país.
De acordo com a polícia, o suspeito tinha papel estratégico no esquema: criou uma plataforma de consultas ilegais de dados, conhecida como “puxadas”, utilizada para comercializar informações sensíveis. Essas informações eram revendidas a fraudadores, que aplicavam golpes em diversos estados. A organização criminosa tinha estrutura técnica avançada e atuação compartimentada.
Além da prisão no RN, a operação cumpriu mandados em Pernambuco e São Paulo. Um dos detidos foi identificado como o responsável por invadir os sistemas e repassar os dados, enquanto outro atuava diretamente em fraudes contra médicos no Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de 50 policiais civis participaram da ação, que contou com apoio das polícias civis dos três estados, reforçando a integração no combate a crimes cibernéticos de alta complexidade.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas