PT convida PSOL para debater eleições de 2026 no Rio Grande do Norte

Example news
Verônica Macedo/CMNAT
Samanda Alves, vereadora de Natal e presidente do diretório do PT no RN.

Política

23/06/2026

O PT bateu na porta do PSOL no Rio Grande do Norte. A presidente estadual da sigla, Samanda Alves, confirmou o envio de uma carta oficial aos dirigentes vizinhos para abrir o diálogo eleitoral.

A iniciativa visa alinhar o xadrez político local para o pleito de 2026. “O PT enviou uma carta dirigida ao presidente estadual do PSOL e aos dirigentes do partido aqui no Estado, formalizando a nossa disposição em sentar e dialogar sobre as eleições”, declarou Samanda à rádio 98 FM.

A líder petista relembrou que as duas legendas possuem um histórico longo de pautas idênticas. Além disso, o movimento acompanha a costura nacional para dar musculatura à reeleição do presidente Lula.

“O PSOL é um partido que comunga de muitos projetos, de muitas lutas conosco. Esse diálogo também faz parte de uma construção que está sendo avançada nacionalmente para compor formalmente o arco de alianças em torno da reeleição do presidente Lula”, emendou.

O grande nó da conversa é que o PSOL potiguar já fechou questão para lançar nomes próprios ao governo e ao Senado. Samanda ponderou que respeita a autonomia da sigla, mas crê que o encontro agendado para os próximos dias pode clarear o cenário.

“Sabemos que já existe uma decisão do diretório estadual por candidatura própria aqui no Rio Grande do Norte para o Governo e para o Senado. Nós respeitamos, é legítimo que o PSOL tenha suas candidaturas, mas estamos fazendo um gesto de convidar o partido para sentarmos e dialogarmos”, disse.

Para fechar o pacote de novidades, a dirigente ratificou a vinda da primeira-dama Janja da Silva ao Estado nesta semana. A agenda da esposa de Lula prevê compromissos com o governo potiguar na sexta-feira (26) e um ato contra a violência de gênero na quinta-feira.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas