Educação
10/07/2025
Mais de 35 mil candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caíram em um golpe que desviou cerca de R$ 3 milhões.
Criminosos criaram páginas falsas, parecidas com a oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e direcionaram o pagamento da taxa de R$ 85 para contas particulares, sem que os alunos fossem de fato inscritos.
A Polícia Federal deflagrou hoje (10) a operação "Só Oficial" para desmontar a quadrilha. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo as investigações, os golpistas impulsionavam anúncios pagos nas redes sociais para atrair vítimas, que acabavam enviando seus dados e efetuando o pagamento via Pix ou boletos falsos.
O sistema oficial do Inep nunca recebia os valores.
Os envolvidos devem responder por estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas