Cidades
08/09/2025
As reservas hídricas do Rio Grande do Norte enfrentam reduções que chegaram a 45,72%, segundo dados do Instituto de Gestão de Águas do RN (IGARN). No início do ano, os reservatórios acumulavam 61,34%, mostrando queda significativa ao longo de 2025.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta para o uso racional, especialmente em regiões do semiárido onde as chuvas no segundo semestre não garantem recarga dos mananciais. Cidades do Seridó, como Ouro Branco, São José do Seridó e Jardim do Seridó, já enfrentam situação crítica. Em Ouro Branco, o faturamento de água foi suspenso devido ao colapso parcial do abastecimento.
No Alto Oeste, Luís Gomes teve o fornecimento interrompido após o açude Lulu Pinto secar, mas o subsistema da Adutora Alto Oeste deve entrar em operação até o fim de setembro, beneficiando também Riacho de Santana e Água Nova.
A Caern recomenda medidas simples para economizar água: consertar torneiras e descargas, controlar tempo de banho, observar o consumo pelo hidrômetro e denunciar desperdícios pelos canais da companhia — WhatsApp 9-8118-8400, teleatendimento 115 e aplicativo Caern Mobile.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas