Simone Tebet diz que Jaques Wagner deveria entregar a liderança

Example news
Agência Senado
Na visão de Simone Tebet, os parlamentares precisam dar uma resposta rápida e transparente para a sociedade.

Política

23/06/2026

A ex-ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, subiu o tom contra o líder do governo no Senado. Para a pré-candidata do PSB, Jaques Wagner (PT)  já deveria ter deixado o posto.

A cobrança surge após o parlamentar virar alvo da PF (Polícia Federal) na Operação Compliance Zero. "Ele já deveria ter entregue o cargo. Falo como advogada, tá? Eu falo como advogada, todos têm direito a ampla defesa e ao contraditório, mas ele é líder do governo. Então, para não expor o próprio governo, ele deve pedir, obviamente, a meu ver, o afastamento. Até para que possa cuidar de sua defesa, e fazer os movimentos que achar pertinentes", afirmou Tebet ao Poder360.

Por outro lado, Wagner declarou à imprensa que o presidente Lula vai mantê-lo na liderança. Ele nega esquemas com o Banco Master, mas admitiu ter negociado um imóvel de R$ 2,5 milhões com um ex-sócio da instituição.

A cúpula do Planalto marcou uma reunião para esta semana para bater o martelo sobre o futuro político do senador. Enquanto isso, o petista buscou abrigo em Salvador para avaliar os danos com aliados locais.

Tebet aproveitou o embalo para exigir a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Congresso Nacional. Ela classificou a situação como "o maior escândalo de corrupção do sistema financeiro do país, quiçá do mundo".

Na visão da ex-ministra, os parlamentares precisam dar uma resposta rápida e transparente para a sociedade. Para ela, as investigações do MPF (Ministério Público Federal) e do STF (Supremo Tribunal Federal) não anulam o papel político do Legislativo.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas