Economia
05/09/2025
Após a taxação de 50% imposta por Donald Trump a produtos da exportação brasileira, os preços do café e das carnes sofreram redução nos supermercados da capital potiguar. Segundo levantamento do Procon Natal, em agosto houve queda nos preços de produtos como café (-4,54%), carnes de primeira (-2,62%) e carnes de segunda (-0,95%).
Natal segue a mesma tendência observada no Nordeste e no restante do País, conforme dados da empresa de inteligência de mercado Scanntech.
Exceção: frango mais caro em Natal
Enquanto no Brasil o frango teve redução média de 5,7% e no Nordeste de 3,1%, em Natal ocorreu o contrário: o item registrou alta de 4,94%.
Para o economista Robespierre do Ó, isso pode estar ligado ao fato de que parte das empresas que atendem o mercado local não exporta para os EUA, o que reduz o impacto direto do tarifaço sobre os preços praticados na capital.
Impactos da taxação
Segundo Felipe Passareli, head de Inteligência de Mercado da Scanntech, a tarifa americana alterou o fluxo das exportações:
“A imposição da tarifa fez com que muitos produtores suspendessem ou reduzissem os embarques. Sem conseguir redirecionar de imediato essa produção para outros países, houve excesso de oferta no Brasil, o que pressionou os preços para baixo no varejo.”
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas