Trump eleva tarifa global para 15% após revés na Suprema Corte dos Estados Unidos

Example news
Reprodução/Redes Sociais
Donald Trump elevará de 10% para 15% a tarifa temporária aplicada sobre todas as importações do país.

Mundo

22/02/2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) que elevará de 10% para 15% a tarifa temporária aplicada sobre todas as importações do país.

A decisão ocorre um dia após a Suprema Corte derrubar parte de seu programa tarifário, baseado em uma lei de emergência econômica. Irritado com o julgamento, Trump já havia determinado na sexta-feira (20) a imposição imediata de uma taxa global de 10% sobre produtos estrangeiros, além das tarifas já existentes.

A legislação norte-americana permite ao presidente aplicar uma sobretaxa de até 15% por um período de até 150 dias — medida que ainda pode enfrentar novos questionamentos judiciais.

Segundo Trump, durante esse intervalo o governo trabalhará na formulação de novas tarifas “legalmente admissíveis”.

Em postagem na rede Truth Social, ele afirmou que a elevação para 15% representa o “nível totalmente permitido e legalmente testado”, acusando diversos países de terem “roubado” os Estados Unidos por décadas, “sem retaliação (até eu chegar!)”.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas